verruga mosaico

As verrugas de mosaico são um tipo particular de verrugas plantares. São aglomerados de verrugas plantares que se acumulam sob a pele, podem ser muito dolorosas e difíceis de tratar. Às vezes confundido com calos nos pés, é importante ter um médico para diagnosticar verrugas plantares e em mosaico para que você possa descobrir o tratamento adequado.  Esta formação é comumente vista em uma área pequena e localizada. As verrugas do mosaico crescem até uma circunferência de uma ou mais polegadas de diâmetro.

Formas de verrugas mosaicas

As verrugas de mosaico se assemelham a pequenas lesões em seus estágios iniciais. Nos estágios primários, as verrugas do mosaico parecem pequenas marcas de punção, de cor preta. À medida que se desenvolvem, elas adquirem a aparência de uma couve-flor marrom, com manchas escuras no meio. Essas manchas são formadas devido ao sangramento.

Como as verrugas plantares se transformam em verrugas mosaicas?

Quando um conjunto de verrugas plantares são deixadas como estão sem um tratamento adequado, elas aumentam gradualmente de diâmetro e se transformam em verrugas de mosaico.

Sintomas de verrugas mosaicas

Os seguintes são alguns sinais que você precisa procurar pelo caso de você temer que você tenha verrugas mosaicas

  1. Muitas vezes, as pessoas ignoram essas verrugas enquanto se passam nos pés. Como resultado da caminhada, essas verrugas são empurradas até mais profundamente na pele aumentando assim a dor. Quase parece que você está pisando uma pedra toda vez que dá um passo. Este é o sintoma mais proeminente de verrugas mosaicas.
  2. A área onde as verrugas do mosaico se formam, a pele fica acastanhada ou acinzentada em cor amarela. A superfície superior da pele torna-se suave nos dias iniciais.
  3. Você também pode notar hemorragia das verrugas quando a pressão é aplicada sobre elas. Isso acontece quando os coágulos negativos ou os capilares trombosados ​​serompem localizados mais profundamente nas camadas da pele.
  4. Muitas vezes, verrugas de mosaico aparecem em áreas sobre ossos ou pontos de pressão. Isso torna ainda mais doloroso para os pacientes.

verrugas mosaico

Por que as verrugas mosaicas aparecem?

A principal causa da verruga de mosaico é a infecção do patógeno do papiloma humano ( HPV) (Tipo 1). Este germe floresce em condições quentes e úmidas. Uma vez que eles entram em contato com a pele úmida, os germes começam a se alimentar da pele. O patógeno é de natureza muito contagiosa e pode viver por muitos meses. Uma vez que os germes tenham acesso a cortes na pele, eles liberam as toxinas causadoras de infecção.

Essas verrugas são cancerígenas?

É surpreendente saber que a infecção de cepas de HPV pode causar algo tão inofensivo quanto as verrugas e algo tão mortal como o câncer. A cepa HPV que é responsável pelo câncer é diferente da cepa que causa verrugas.

As verrugas do mosaico são planas enquanto o peso de todo o corpo é colocado nos pés. Essas verrugas são geralmente não cancerosas, e existem muitos tratamentos fáceis e baratos disponíveis no mercado, para se livrar das verrugas .